segunda-feira, 21 de abril de 2014

Um pouco da minha vida

Olá, vou falar um pouco da minha vida desde criança ate hoje.

Meu nome é Janaina Vitória , nasci com problemas nos rins por isso passei 4 anos fazendo tratamento no hospital infantil  Albert Sabin e melhorei recebi alta em 2008. Passei um tempo morando perto da minha vó Geralda que gosta muito de min e eu gosto muito dela, ela é muito legal comigo e também tenho dois tios que se chamam Jardel e Jarbas. Meu pai e minha mãe também são legais, nessa época minha mãe trabalhava em casa de família, mas hoje em dia ela trabalha como agente de passagem em uma cooperativa que se chama Cooptrater que é afiliada da Fecoopace que por coincidência é onde meu pai trabalha.


Agora vou falar um pouco de min hoje,na escola  eu sou uma pessoa que tem muitas amigas que brigam muito entre si mas isso faz parte da amizade afinal quem não briga com a melhor amiga neta foto eu e minha melhor amiga Mariana e também minha mãe estamos no são joão da escola, eu não tenho apenas a Mariana de melhor amiga também tem a Bianca, Isabela, Mª Hélia, Islen, Mª Eduarda, Beatriz, Ivina, Victória, Kailany, Ana Caroline, essas são amigas da escola ainda tem a da rua do interior etc.
Beijos da jana thal <3

domingo, 20 de abril de 2014

plantas esquisitas

ola  hoje vou falar sobre algumas plantas esquisitas


1° Flor Cadáver




Esta flor fascinante é encontrada principalmente em baixas florestas tropicais da Indonésia. Esta é uma as mais raras do mundo e pode atingir mais de um metro de largura, conseguindo assim o título de maior flor do mundo. A sua sobrevivência depende de uma videira específica chamada Tetrastigma, por não ter caule, nem folhas e nem raízes, exige da videira a alimentação e suporte, ou seja, é uma planta parasita.


É também uma planta carniça, o que significa que ela libera um cheiro semelhante à carne podre, quando a flor está aberta para atrair moscas e besouros para ajudar na polinização. Uma vez a flor aberta, só dura cerca de uma semana aberta até morrer.



2° Sapatinhos de Senhora




Este é um tipo extremamente raro de orquíde selvagem encontrada em toda a Europa. O único exeplar britânico desta planta, que costumava ser mais comum, pode ser encontrado em um campo de golf e fica sob proteção policial rigorosa desde 1917.


Uma muda pode ser vendida por 5 mil dólares nos EUA. Suas sementes não tem alimento para a planta crescer, por isso vive em uma relação simbiótica com um tipo específico de fungo, que lhe proporciona alimento, até que as suas folhas adultas possam produzir alimento para a planta. Existem muitos tipos de orquídeas " Sapatinhos de Senhora" muitas das quais são raras.


3-eucalipto arco-íris

O eucalipto arco-íris é uma árvore de grande porte, que se destaca pelo colorido espetacular do seu tronco. É o único representante do gênero dos eucaliptos que ocorre naturalmente no hemis fério norte, nas Ilhas da Nova Bretanha, Nova Guiné, Ceram, Celebres e Mindanau. No seu habitat pode atingir 75 metros de altura, com 240 centímetros de diâmetro de tronco; mas em cultivo geralmente permanece entre 20 a 30 metros de altura. O segredo por trás do colorido especial desta árvore está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas. Inicialmente a casca fina, lisa e marrom se desprende, e uma cor verde clara e vibrante aparece. Esta mancha de cor torna-se então sucessivamente verde escura, azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha. Acontece que o processo ocorre a todo momento, formando manchas coloridas em diferentes estágios. A impressão que se tem é de que a árvore foi misteriosamente pintada, tornando-se uma verdadeira obra de arte da natureza.






4-As dormideira

Quem mora em chácaras ou fazendas provavelmente já viu uma planta que se fecha quando tocada. Conhecida como dormideira ou sensitiva, a Mimosa pudica (seu nome científico) tem sensores de toque em suas folhas. Quando ativados, liberam uma série de compostos que fazem a planta perder água e se dobrar para dentro.Acredita-se que esse mecanismo seja uma forma de espantar predadores. Seja como for, além da rapidez da reação (e da eficiência dos sensores), outro fator que impressiona é a velocidade com que a planta consegue absorver água e voltar ao normal.


5- Haemophilus : 
 Estas plantas de aparência bizarra existem a 120 milhões de anos, fumas atualmente menos de cem vivem em estado selvagem. 



6. Welwitschia mirabilis é composto por apenas duas folhas e um caule com as raízes. Suas duas folhas de continuar a crescer até que se assemelham a uma forma de vida alienígena. O caule se torna mais espesso, em vez de maior, embora esta planta pode crescer para ser quase seis metros de altura e 24 pés de largura. Sua vida útil estimada é de 400 a 1500 anos. Mirabilis cresce na Namíbia, e é pensado para ser uma relíquia do período Jurássico.




7. Drakaea Glyptodon : uma orquídea muito esquisita


8. Wolffia angusta : a menor flor do mundo. Uma dúzia de plantas que facilmente cabem na cabeça de um alfinete e duas plantas em plena floração cabem dentro de uma pequena letra impressa "o."




sexta-feira, 18 de abril de 2014

aranhas venenosas

Olá, meu nome e Janaína e hoje vou falar sobre alguns bichos, é bom sempre ficar atento, pois na sua casa podem aparecer alguns animais venenosos como, por exemplo, aranhas, cobras entre outros. Veja abaixo algumas aranhas que  são um perigo pra saúde.

Enquanto algumas espécies são bastante inofensivas e sem qualquer tipo de veneno, existem aquelas verdadeiramente perigosas, que podem matar os homens brutamontes com algumas picadas. 





1 – Aranhas-de-pés-pretos
Essas aranhas não são muito venenosas, apesar de carregarem boas quantidades de veneno. Não se preocupe: caso você seja picado por elas, dificilmente irá morrer ou ter complicações sérias. Entretanto, em alguns casos mais graves, as picadas delas podem causar morte de algumas células ao redor do local picado. Felizmente, para os brasileiros, elas só vivem no sul dos Estados unidos.







2 – Tarântulas-ornamentais

Esse tipo de tarântula é mais comum perto dos trópicos e em regiões de muito calor, como o Ceará. Grande parte das tarântulas não possui qualquer tipo de veneno e elas são consideradas bastante calmas – independente disso, suas mordidas são extremamente dolorosas. Porém, já foi reportado que algumas picadas de tarântulas-ornamentais fizeram com que as vítimas entrassem em coma.






3 – Aranhas-chinesas

Englobam diversas espécies e também são conhecidas como aranhas-de-pássaros, sendo artrópodes bem grandes e que, em alguns casos, ultrapassam os 10 centímetros. O veneno delas é capaz de matar pequenos mamíferos e crianças – por isso, o cuidado com os bebês deve ser redobrado nas regiões em que elas existem (já que costumam atacar espontaneamente).  Elas vivem somente no sul asiático. Então criancinhas indianas tenham cuidado.






4 – Aranhas-de-ratos
Popularmente conhecidas por esse nome, elas podem ser encontradas somente na Austrália. As fêmeas são totalmente pretas e possuem as presas vermelhas – um bom aviso do perigo que existe por ali. Elas não são agressivas, porém já aconteceram vários casos de mordidas. Por sorte, apesar do veneno poderoso que carregam muitas vezes as picadas delas são "secas", ou seja, sem liberar as toxinas.





          

5 – Aranhas-reclusas

Encontradas no sul dos Estados Unidos e no oeste da América do Sul, essas aranhas são consideradas bastante venenosas. Por sorte, nós não precisamos nos preocupar muito com elas, já que suas presas são bem pequenas e não conseguem penetrar nas roupas de tecido mais fino – restando somente alguns pobres animais de vítimas para elas.





6 – Aranhas-das-costas-vermelhas

 Esses aracnídeos só podem ser encontrados em terras australianas. Parentes da viúva-negra, elas também são muito tóxicas. Antes que um antídoto fosse desenvolvido, as aranhas-de-costas-vermelhas mataram mais de 15 pessoas naquele país (pelo menos, que foram identificadas como mordidas por elas). Entre os sintomas, estão tonturas, fortes dores de cabeças, tremores, vômitos, entre outros.


7 – Viúva-negra

A viúva-negra é uma espécie de aranha que vive nas Américas, inclusive no Brasil, especialmente nas costas dos continentes. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta no abdômen. A sua picada pode ser fatal e é considerada extremamente dolorosa.


8- Aranhas-teia-de-funil

São típicos da Austrália tem um veneno muito poderoso, considerado um dos mais fatais do mundo. Apesar de existir um antídoto para o veneno ele deve aplicado rapidamente (em questão de horas), já que as pessoas podem ter sequelas permanentes ou entrar em óbito. Essas aranhas também são conhecidas por terem uma presa bem grande com mais ou menos dois centímetros.
9 – Aranhas-de-areia

Felizmente, esses aracnídeos estão em áreas desérticas e pouco habitadas por humanos, como os desertos da África e Ásia. O veneno é bastante poderoso, de efeito semelhante ao proporcionado pelas aranhas-reclusas, porém não possui qualquer tipo de antídoto. As picadas causam morte do tecido cutâneo e sangramento pelos orifícios do corpo e podem levar à morte.


10 – Aranhas-marrons

Popularmente conhecidas no Brasil, elas são famosas por suas picadas que matam células e causam muita dor que em alguns casos podem trazer problemas irreversíveis se não forem tratadas rapidamente. Não são grandes (possuem entre 4 e 6 centímetros) e são bastante discretas, pois também não costumam atacar. Só picam quando se sentem confrontadas, quando entramos em contato direto com elas. O veneno é bastante poderoso, porém age de um modo mais lento, o que garante um tratamento antes do necrosa mento dos membros.




11 – Aranhas-ar madeiras
As armadeiras são consideras as aranhas mais venenosas e fatais do planeta segundo o Guines Book. E, infelizmente, são extremamente comuns em todo território brasileiro. No Ceará ela é conhecida como Caranguejeira. Elas têm em média um corpo de cinco centímetros e patas de até 17 centímetros, carregando doses de veneno extremamente fatais (para se ter noção, somente 0,006 mg é suficiente para matar um rato). É a segunda aranha que mais causa acidentes no Brasil, atrás apenas das aranhas-marrons. Contudo, diferentemente dessas últimas, as ar madeiras são bastante agressivas, atacando por vontade própria. Mais de sete mil casos já foram registrados no país, porém poucas mortes aconteceram, já que os antídotos são bastante comuns e eficientes.


Fonte: www.vocerealmentesabia.com